segunda-feira, junho 18, 2012

O mercado de trabalho e a escravidão moderna. Como combatê-los?


Como andam mercado de trabalho e escravidão moderna, e de quanto precisamos para poder sobreviver em boas condições, tendo direito ao consumo do básico que, por muitas vezes, sai do nosso orçamento? A resposta é outra vertente direta: o salário é insuficiente. Partindo disto, viramos reféns de um sistema capitalista que nem sempre nos dá alternativa, a não ser entregar-se, confiando nas mudanças que o tempo – será longínquo? – supostamente trará.

Trabalho escravo moderno, sinônimo de imoral e desonesto. Coação da autoridade máxima sobre pessoas que, à procura de emprego em um mercado de trabalho que não é vasto, acabam aceitando ofertas atraentes, não condizentes com sua atual situação e necessidade. Arquivado está o documento que deu liberdade aos escravos no Brasil.

A falta de especialização aliada à falta de experiência, no caso dos menores de idade e no caso dos que buscam arriscar-se em novas áreas de conhecimento, é fator determinante de causa das dificuldades em conseguir o tão cobiçado emprego, portanto não se devem eliminar todas as possibilidades do leque. Estética favorecida e vestimentas são pontos relevantes, mas não fundamentais usados como critério para escolha de candidato à vaga. Como em tudo, neste caso o preconceito visa o sotaque regional do candidato; se for considerado ‘’fora do padrão’’, muito provavelmente não será aceito. Tudo dependendo do setor escolhido.

Talvez a escravidão moderna, em comparação com a do passado, se resuma à exploração por parte dos donos de canaviais para com os trabalhadores braçais, que estendem períodos absurdos de serviço com a ilusão de que poderão juntar dinheiro e ajudar a quem depende deles. Isto é, negação de liberdade, sendo que mais devem para os patrões do que têm para si mesmos. ‘’Para quê regularizar os direitos trabalhistas se posso continuar explorando sem uma fiscalização exigente, efetiva e enriquecendo?’’, pensa o patrão. Enquanto os escravizados forem conformistas e passivos, poderão contar com as deixas e a ausência de contribuição do governo às mãos de quem está sendo servido, pois nada será resolvido.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...